Pages

Gabriel

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mas Hoje Estou Novamente Triste


14/09/2010 11:50

Olá Filho.
É sempre bom ver-te a correr para mim, as nossas brincadeiras logo pela manhã, o teu acordar sempre com o sorriso, sempre com as gargalhadas.
Mas hoje estou novamente triste.
Ontem estava super bem-disposto, alegre com a tua chegada, com os comentários aqui no nosso blog, mas depois tudo se desmoronou, estava-mos sentado no sofá a ver televisão e a conversar um pouco enquanto comias a tua fruta depois de um banho bem recheado de brincadeiras quando tu de repente te lembras de me perguntar (Pai quando é que a (…) vai voltar para casa?) todo eu congelei, fiquei frio, engoli e seco o meu coração bateu a 200%,vieram-me as lágrimas ao olhos, contive-me, mas tive que te responder que a (…) não voltava mais, ficas-te a olhar para mim de uma forma, com essa tua carinha em que eu ai tive mesmo de sair de o pé de ti, não deu para aguentar essa tua forma de olhares para mim triste e um pouco confuso com a minha resposta, sei que te magoei ao responder assim, mas não tenho outro jeito de o fazer Filho, a vida quis que as coisas fossem desta maneira, cruéis connosco, mas mais cruel contigo, a vida quer que seja eu a dar-te essas respostas que tanto me doem, que mais me fazem sofrer, porque sei que também sofres, tive de te explicar da melhor forma, da forma que sei, da forma real das coisas, não te quero esconder nada, mas desejo que um dia entendas o porquê desta separação, o porquê da (…) um dia ter saído de casa e não ter voltado mais, o porquê de tu andares de um lado para o outro, o porquê dessas tuas perguntas que me deixam cada vez mais triste e de mal com a vida, pensei que já estarias mais conformado com toda esta situação, mas na realidade ainda está convicto que a (…) ainda vai voltar, mas não Filho a (…) não voltará mais para nossa casa, como eu te tentei explicar e já não é a primeira vez a (…) já não gosta mais do Pai, mas adora-te, mas não te preocupes Filho porque não estando a (…) em casa, vais ter sempre os dois bem perto de ti.
Por ti tudo Filho
Com Amor.
Com Carinho.
Do Pai para Ti Filho
Paulo Bessa

10 comentários:

teresa disse...

Olá Paulo!
é claro que o teu menino te vai fazer essa pergunta ainda muitas e muitas vezes...uma criança tem sempre essa ideia. Tens de ter paciência e de todas as vezes reforçar a convicção de que o lugar da mãe não será posto em causa mas a mãe não é a esposa do pai, o pai tem direito a ter outra pessoa na sua vida.
Vais ver que te entende, eles entendem sempre a linguagem do amor!
beijos aos dois, fica bem!

Susana MIranda disse...

Olá Paulo,

É natural que teu filho te questione várias vezes sobre mãe, a criança não tem a percepção acerca da situação das figuras parentais. As crianças sabem que os pais não estão em casa, o mais provável na “ cabecinha” deles é perguntarem-se a eles próprios “ porquê hoje fico com o pai vs amanhã com a mãe” .

O importante é ele saber embora separados, enquanto família (mãe, pai e filho), tem todo o equilíbrio emocional. As crianças sentem as tensões dos pais, algumas vezes sentem-se responsáveis pelo fracasso do casamento.

Paulo, o casamento pode ter terminado, é natural as crianças desejarem que as figuras parentais ficassem unidas como uma família.

Existem formas de abordar e explicar a uma criança, mesmo separados continuam ama-lo e o pai pode ter outra pessoa, bem como a mãe.
O importante é preparares a criança para acontecimentos futuros, ele vai entender.

Não são necessárias palavras complicadas, o Amor Incondicional diz Tudo.

Beijinhos para ti Gabriel e Xana

Susana Miranda

Unknown disse...

Olá Teresa.
Obrigado pelas tuas palavras de carinho.
Sabes para mim é novo e ainda não sei lidar bem com estas situações.
Beijinho
Paulo Bessa

Unknown disse...

Olá Susana.
Obrigado pelas tuas palavras de carinho.
Sabes para mim é novo e ainda não sei lidar bem com estas situações, é muito duro ter de dar uma resposta assim, sei que ele um dia vai entender as razoes mas para mim da forma como sou dói, dói muito olhar para a carinha dele e velo ficar ali a olhar para mim triste.

Beijinho
Paulo Bessa

Anónimo disse...

Também estou a ficar assídua neste cantinho. Paulo, é natural o teu filho perguntar pela mãe e durante muito tempo o fará. Os nossos filhos querem sempre ver os pais juntos. Quando lutamos e tentamos tudo pelo nosso casamento, não dá, ou por vários motivos, devemos ter a frontalidade e coragem de falar abertamente com a pessoa. Os nossos filhos não são uma bola de pingue pongue, nem têm de pagar pelos erros dos pais. Nem os pais devem ficar em casa pelos filhos, quando forem maiores aí dão o passo. As pessoas têm direito à sua felicidade, ambos tanto o pai como a mãe. A criança, tem saber que tem amor, o carinho de ambos. Os pais podem refazer a sua vida. E como foi dito ambos os comentários a linguagem do amor as crianças entendem. Fala abertamente com o teu filho, explica a situação, aos poucos.
Como já percebemos, existe uma pessoa que te adora, deseja constituir uma família contigo e com o teu filho. A mãe será sempre a mãe, a outra pessoa se gosta de ti ama na mesma o teu filho.
Não te podes deixar ir abaixo, luta pela Tua Nova Família.

Felicidades para os três

Ana Maria

Unknown disse...

Olá Ana.
Obrigado pelo teu carinho.
Faz deste cantinho o teu cantinho também, és sempre bem vinda.
Como já o mencionei nos comentários anteriores não me é fácil lidar com estas situações, não sei se por ser Homem se por amar tanto o meu Filho, mas o facto é que até posso ser duro, mas com estas situação eu não sei lidar muito bem e vou a baixo facilmente.
Sabes se há uma coisa que me prezo é de ter falado sempre muito abertamente com o meu Filho, acho que disso ele nunca me irá cobrar.
Volta sempre
Beijinho com carinho
Paulo Bessa

Anónimo disse...

Paulo, como dizem outros comentários, o teu filho vai-te perguntar muitas vezes pela mãe. É mais que natural… é uma criança não entende porque os pais não estão na mesma casa. Uns dias com um outros dias com outro. É natural não saberes lidar bem com a situação, que palavras dizer a um filho que pergunta, quando a mãe volta? A melhor maneira, simples e pura é abrires o teu coração de pai e ter uma conversa. De pai para filho, na linguagem do amor. Tens direito à tua felicidade e a refazeres a tua vida, bem como a outra pessoa. A questão é existir uma criança, tem sentir que tem o apoio pai e da mãe, ambos têm direito de reconstruir as suas vidas.

Bem-haja para os três

Madalena Soares

Unknown disse...

Olá Madalena.
Obrigado pelas tuas carinhosas palavras.
Acredita que se há coisas que eu me prezo de fazer é conversar com o meu Filho muito mesmo, mas sabes até nisso eu foi atacado no meu processo em tribunal o facto de escrever aqui que iria ter uma conversar de homem para homem com ele ,mas não é pelo facto de me atacarem desta forma que eu vou deixar de as ter, ele sabe bem o Pai que tem.
Volta sempre.
Beijinho com carinho.
Paulo Bessa

Dolores disse...

Olá Paulo, como todos já comentaram este teu post, o Gabriel irá questionar-te sempre sobre o regresso da mãe, e acredita quando te digo que será sempre, tenha ele 5 ou 10 anos, 15 ou 20 anos, porque mesmo com idade mais avançada querem saber o porquê de os pais viverem em casas separadas, o que levou a tal desfecho, claro que a percepção de tudo o que possas dizer vai sendo entendido de forma diferente. Dou-te um exemplo bem real, o meu marido tembém é divorciado e na altura que o casamento terminou a minha enteada tinha 4 anitos posso te dizer que ainda hoje, já a caminho dos 13 anos, ela pergunta o porquê da separação e tenta reconciliar os pais(que têm uma óptima relação de amizade, assim como eu com a ex mulher do meu marido), este tipo de situações são quase comuns a todas as separações. Concordo em pleno contigo quando falas abertamente com o Gabriel, ele com o tempo vai assimilando as tuas explicações, claro que vai "exigindo" mais e mais respostas mas nada que não consigas resolver.
A relação do casal terminou mas pais vamos sê-lo toda a vida dos nossos filhos, quer tenhamos ou não uma boa relação com os ex-companheiros, o importante é que quem "entra" nas nossas vidas consiga "lidar" com estas situações, no teu caso, tal como no meu, temos pessoas espectaculares que conseguem ajudar-nos nos momentos mais dificeis, tal como já foi dito, com amor, compreensão, carinho, união, tudo é superável.

Um beijinho grande aos 3 com muita amizade

Unknown disse...

Olá Dolores.
Obrigado por seres nossa amiga.
Os teus conselhos são sempre levados muito em conta.
Quanto á amizade com a minha ex companheira, isso para mim é completamente impossível, com a minha forma de ser eu não consigo ser amigo de alguém que me faz mal
Beijinho com carinho.
Paulo Bessa

Deixem Os Vossos Comentários