Pages

Gabriel

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Valores Da Vida / Familia


22/07/2010 14:45
Olá Filho.
Hoje senti a tua falta logo pela manhã ,a falta dos teus beijos ,dos teus carinhos ,dos teus mimos.
Hoje vou falar-te um pouco o que são para mim os valores e princípios familiares.
Sabes Filho hoje em dia são muito poucas as pessoas que dão o respectivo valor á família e a prova disso é a taxa de divórcios (Até já se pode requerer o divorcio pela internet,imprecionante) que tem vindo a crescer dizem até segundo um estudo que é contagioso entre amigos,(artigo ao fundo).
Actualmente as pessoas viram-se só para o umbigo delas , são egoístas ,egoístas ao ponto de deixar de dar esse valor a coisas mais importantes da vida(família) ,nada lhes interessa a não ser as suas coisas , não importa o que está á sua volta ,marido ,filhos ,vida social, o que realmente importa são mesmo elas.
Duas das razoes para que isto venha a acontecer no meu ponto de vista particular é a cegueira pelo trabalho, a ambição.
Mas para poderem ter esta duas coisas porque incluem outras pessoas quando o podem fazer sozinhas ,assim sempre podiam trabalhar de sol ,a sol ,lutar pelas suas ambições sem prejudicar ninguém.
Pergunto eu.
Porque é que essa pessoas se casam, ou se juntam?
O problema é ainda maior quando se tem filhos ,esses sim são os que pagam a maior factura na sociedade ,ficam expostos a situações que lhes mudam a vida por completo(é o teu caso Filho).
Só me questiono realmente quando há filhos se não vale a pena lutar , se não vale a pena fazer algo por eles, se não vale a pena assentar os pés na terra e dizer (pelo meu Filho tudo vale a pena),chama-se a isto sacrifícios ,valores familiares, sim eu sei que para muitas pessoas é bem mais fácil essa luta pelo tribunal até parece que está na moda ,parece que é in, mas esquecem-se o que realmente está em jogo não são elas é o futuro dos seus próprios filhos que nunca mais vai voltar a ser o mesmo.
Para mim esta questão da separação é uma coisa nova, até porque não sou Filho de pais separados ,mas o meu Filho por muita dor minha já o é.
Não há nada melhor na vida que uma Família feliz.

Artigo:

Nos meandros das relações sociais, como nos versos da "Quadrilha" composta por Carlos Drummond de Andrade, há várias indicações de contágio comportamental. Cientistas norte-americanos chegaram à conclusão de que um divórcio num círculo de amigos nunca vem só. Os números impõem respeito: quando um amigo próximo se divorcia, a probabilidade de ser o seguinte aumenta 147%. E se for o amigo de um amigo? É verdade que a probabilidade cai, mas ainda há um risco acrescido de 33%. Para piorar um pouco as coisas, nos casais sem filhos o risco é seis vezes maior.

James Fowler, investigador da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, é um dos autores do trabalho que vem complementar o livro "O Poder das Conexões", publicado no final do ano passado e que inclui o polémico estudo sobre o "contágio social" da obesidade, que diz que ter um amigo obeso aumenta 57% a probabilidade de se aumentar de peso.

Na base deste novo trabalho estão dados do "Framingham Heart Study", uma investigação que começou em 1948 no Massachusetts sobre a incidência de doenças cardiovasculares, mas que tem servido para todo o tipo de inquéritos sobre comportamento. "Descobrimos que o divórcio se espalha entre amigos, irmãos e colegas de trabalho e que há clusters de divorciados que se estendem até dois graus de separação [quando se pensa numa rede]", diz o artigo provisório disponível online. Outra conclusão do estudo aponta para que uma pessoa divorciada tenha duas vezes mais probabilidades de se voltar a casar com outros divorciados; por outro lado, quanto mais popular é a pessoa, menos hipóteses tem de se divorciar por via de contágio. Ter um irmão divorciado representa um risco de 22% de contagio, e embora os especialistas não tenham encontrado provas de influência entre vizinhos, descobriram uma influência forte entre colegas de trabalho: uma pessoa com um colega divorciado tem 55% mais probabilidades de se divorciar.

Filhos protectores Segundo os investigadores, foi possível confirmar o "efeito protector" das crianças quando se trata de avançar para um divórcio: o senão é que só funciona a partir dos três filhos; em casais sem prole o impacto é seis vezes maior.

"As redes sociais tendem a ampliar tudo aquilo em que se sustentam - apesar de também podermos pensar que este processo funciona no sentido inverso", diz ao i Fowler. "Durante muitos anos, a pressão social provavelmente preveniu o divórcio", sugere como contraponto deste estudo.

As estatísticas revelam tendências compatíveis com o trabalho, também em Portugal. Segundo dados do INE, o número de divórcios em Portugal duplicou entre 1990 e 2000, a uma taxa de crescimento anual de 8,1% - entre 2000 e 2008 o crescimento anual abrandou para os 4,1%. "Não diria que a ciência explica por completo o divórcio ou a obesidade, mas é cada vez mais claro que as redes sociais têm um papel poderoso na nossa saúde física e social", diz Fowles.
(Artigo tirado de uma resvista)

Com Amor
Do Pai para Ti Filho
Paulo Bessa

2 comentários:

Susana Miranda disse...

Olá Paulo,

Portugal é dos países, na qual a taxa dos divórcios infelizmente, é progressiva.

A questão crucial quando existem filhos, é as crianças não saírem lesadas, muitas vezes as crianças interrogam-se “ Será que o pai ou mãe gostam de mim” “ Será que fiz algo de errado, as discussões foram por minha causa”.

Os pais devem ter atenção, a hostilidade constante muitas das vezes leva-os a usarem as crianças, como forma de ferir o outro.

As decisões deveriam ser em conjunto, tento em conta o bem-estar emocional e cognitivo da criança.

Paulo,

Desejo, sinceramente que esta luta, se resolva da melhor forma!

Muita Força!
Muita Coragem!

Beijinhos p dois

Susana Miranda

Unknown disse...

Olá Susana,
Obrigado pelo teu carinho ,força e por seres também uma das minhas mais comentadoras do blog.
Dá-me pena que este pais assim seja, que se tenha perdido os valores reais da família.
Quanto ao meu Filho eu digo-lhe sempre que a culpa não é dele ,que a culpa é minha ,por eu ser como sou.
Obrigado
Paulo Bessa

Deixem Os Vossos Comentários