Pages

Gabriel

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 31 de março de 2011

5 Anos...



31/03/2011
16:00 H
Olá Filho.
Sinto muito a tua falta, a falta da tua companhia, do teu acordar, do teu sorriso, ontem quando me ligas te senti um aperto no coração como se estivesse a ouvir a tua voz pela primeira vez, ainda por cima de dizes (Pai fui eu que marquei o teu numero sozinho), como é bom ver-te crescer dessa forma, eu tento por tudo que sintas o menos possível esta tua mudança na vida, porque a minha já é bem mais curta, mas há sempre quem não queira que tu sintas, há sempre quem te queira confundir, trocar as voltas, aliciar-te de todas as formas para te poder conquistar de novo, mas por aquilo que me apercebo não está nem vai conseguir, e sabes porquê Filho, porque o nosso amor é puro, é único, nada do que fazemos é por interesse, não prejudicamos ninguém para obter esse nosso amor, pelo contrario, cada dia que passas comigo é cada vez mais forte, mais transparente, mais sincero e ninguém, mas ninguém pode combater isto, ninguém consegue combater a humildade, a entrega, a dedicação, quando se troca isto tudo por trabalho, por egoísmos, por terceiros, nunca deu resultado, agora tentam por todos os meios a conquista porque realmente sente a falta de ti, mas já é tarde, muito tarde, dizem os entendidos para quem lê, que só se consegue moldar, educar uma criança até aos 5 anos, partir dessa idade.
Se não vejamos.

AOS 5 ANOS
Esta idade marca o fim e o começo duma etapa de crescimento. A própria criança parece ter consciência de ter atingido um cume ao dizer: “Tenho 5 anos!”.
Torna-se mais dona de si mesma, mais reservada. A sua relação com o ambiente manifesta-se em termos mais amistosos.
O seu mundo é de aqui e de agora. O centro deste mundo continua a ser ocupado pela mãe (neste caso pelo Pai). Não tem ainda maturidade para formar conceitos e sentir emoções abstractas, Possui um forte sentido de posse, sobretudo com as coisas de que gosta.

AOS 6 ANOS
Aos 6 anos, a criança deseja a companhia de outras crianças. No jogo e nos seus companheiros encontra as suas próprias experiências que, unidas ao ensino e exemplo dos mais velhos, a ajudarão a alcançar um maior equilíbrio e maturidade psicológica.
1. Uma mudança psicológica na sua personalidade

Adquiriu já um número considerável de conhecimentos que vão aumentando e variando constantemente as noções que tem do mundo. Quanto mais rico se torna em noções, menos rico é em intuições. Compreende mais coisas, mas adivinha menos. É mais inteligente e menos intuitivo (embora o seja e muito).

. A afectividade

Quanto mais rica em emoções for a vida afectiva, mais rica poderá ser em sentimentos. Quanto mais inteligente, menos cedo poderá transformar as suas emoções em sentimentos. Mas os sentimentos, tal como as emoções, necessitam de algo externo para se elaborarem; e, para darem um tom afectivo a toda a personalidade, necessitam dum estimulo. A vida de comunicação afectiva. A sua necessidade fundamental é sentir-se amada. Por isso, só nesse ambiente de segurança afectiva é que a criança se pode sentir bem. Este estimulo, nascido no exterior ou na própria interioridade da alma, será mais fácil numa vida na qual a relação com o mundo seja dilatada, na qual a inteligência seja activada, na qual haja uma educação constante. A criança, por si só, poderá chegar também a possuir todos os sentimentos. Nenhuma criança deixa jamais de ter todos os sentimentos, nem nenhum educador poderá criar qualquer sentimento. Mas a criança isolada, de escassa inteligência, que sofreu uma educação descuidada é pobre na sua vida afectiva; os seus sentimentos estão pouco diferenciados, não se manifestam claramente. A criança nestas condições não passa, quase, do prazer e da dor, e dos sentimentos egoístas.
Na criança de 2 a 4 anos, os sentimentos já são abundantes. Na de 4 a 7 já estão quase todos esboçados; embora não se possa dizer que sejam mais numerosos que as emoções, porque estas são determinadas por um número de estímulos que as provocam. Pode-se garantir que toda a vida afectiva da criança começa a ser já dirigida, tanto pelos sentimentos como pelas emoções.
Uma característica essencial da vida afectiva da criança é a ausência absoluta de paixões, que não aparecem antes da puberdade ou vida adulta. Se aparecem antes, deveria suspeitar-se duma personalidade patológica. Esta ausência de paixões não impede que alguma vez as emoções da criança (cólera, ira, temor) possam chegar a criar um estado passional momentâneo. Mas se são frequentes, são também o produto duma personalidade ou educação desviadas do seu rumo certo.
Bom acho que não é necessário dizer mais nada..ahh o Gabriel vai fazer 6 anos em Maio.
Com Amor.
Com Saudades.
Com Carinho.
E sempre, mas sempre com muita dedicação.
Do Pai Para Ti Filho.
Paulo Bessa

quarta-feira, 30 de março de 2011

TUDO PARA SER FELIZ...



30/03/2011

TUDO PARA SER FELIZ.
Viver...
É chegar onde tudo começa!
Amar...
É ir onde nada termina!
Vive...
Como se fosse cedo!
Reflecte...
Como se fosse tarde!
Sente o que tu dizes...
Com carinho!
Diz o que pensas...
Com esperança!
Pensa no que tu fazes...
Com fé!
Faz o que tu deves fazer...
Com Amor!
Todas as manhãs é nos dada uma oportunidade de um novo recomeço. Olha no espelho e diz...
TUDO PARA SER FELIZ...
( autor desconhecido )
Mas Lindo Sem Duvida.
Paulo Bessa

segunda-feira, 28 de março de 2011

Triste...



28/03/2011
18:00 H
Olá Filho.
Apesar de toda a minha força, de tudo em que creio e que sinto, de todas as voltas que consegui dar à minha vida, de todos os obstáculos que ultrapassei, de todas as quedas, de todos os recomeços, de todas as dores e emoções, de todas as alegrias, de todas as partilhas, e, sem dúvida, de toda a aceitação.
Hoje sinto-me triste.

Acredito que tudo irá correr bem, quando e como, não sei.

A vida tem caminhos sinuosos que aprendi a percorrer, sem medo de virar numa curva, sem acelerações excessivas, nem travagens bruscas.

Aprendi a percorrê-los com serenidade.
Hoje sinto-me triste.

Aprendi a escutar, a dar a mão, a sorrir e a chorar, a correr e a parar, a manter-me calmo nos momentos de desespero, a chorar quando tenho vontade de chorar, no entanto, não consigo deixar de sentir aquele aperto dentro do peito.
Quando nada consigo fazer.
Hoje sinto-me triste.
(Blanco)

Tá Tudo Bem Filho....



28/03/2011
12:00 H
Olá Filho.
Já não escrevia á alguns dias para ti, isso faz-me sentir um pouco triste, desculpa, o meu tempo já não é o mesmo, mas eu prometo-te que vou fazer tudo por tudo para te poder escrever todos os dias para que um dia relembres esta tua fase menos boa, mas digo-te que adoro ter-te comigo, adoro a forma como lidas comigo, como acordas, como sorris, como fazes o que o Pai te pede, mas quando se está bem, vem sempre algo ou alguém para complicar e destabilizar toda esta harmonia, todo este amor, bem-estar, porquê? Porque será?
Mais um final de semana se passou na tua companhia, mais uma vez lá vou eu levar-te ao infantário sabendo que não te irei buscar, cada vez que o tenho de fazer, venho sempre com as lágrimas nos olhos, mas isto passa, o nosso fim-de-semana desta vez foi um pouco mais atribulado do que o normal, mas tirando a situação de 6ª feira á noite tudo correu bem, não que 6ª feira tenha corrido algo mal, mas foi algo fora do normal, em que eu já não estava habituado, mas tudo bem Filho, o que aconteceu não faz mal, não era necessário pedires desculpas ao Pai, tudo está bem, quando tu estás bem, ando aqui que nem posso, dói-me tudo e mais alguma coisa, necessito de descansar, sinto-me sem forças, sem vontades de viver, esta vida tem sido ingrata para mim desde a minha separação, tenho contornado tudo da melhor forma sem ter de prejudicar ninguém, tenho feito tudo por tudo para que te sintas o melhor possível comigo, mas sinto que estou a chegar ao limite das minhas forças, mas vou continuar a lutar, para uma pessoa como eu que gosta das coisas direitas e certinhas o meu desgaste é muito, mas custa-me muito ter de te deixar e saber que não irei estar contigo. o que fizeram á nossa vida, custa-me tanto ouvir-te dizer certas coisas, ouvir-te combinar com os primos algo e depois vens perguntar-me( Pai neste dia estou contigo?) até tu já tens de gerir as coisas dessa forma, não é justo, não é correcto, tens apenas 5 anos, nem imaginam o mal que te fizeram Filho, por causa do Egoísmo.
Com Saudades.
De quem Te Ama.
Do Pai Para Ti Filho.
Paulo Bessa

terça-feira, 22 de março de 2011

Obrigado Filho por esta tarde...


22/03/2011
12:25 H
Olá Filho.
Foi com a maior alegria e amor que aceitei o teu convite para participar na festinha do dia do Pai no teu infantário, foi mais uma tarde maravilhosa que passei junto a ti, todos os segundos contam para mim, uma tarde cheia de jogos, divertimentos e correrias, que terminou com um lanche como é habitual, sentados no chão a comer e a beber, mas tu sempre com essa energia que te é habitual acabas por dar cabo de mim, mas eu sou forte, e não vergo assim tão facilmente, depois de sair do infantário lá fomos nós para casa, íamos no carro a conversar os dois, quando eu te disse que chagando a casa irias tomar um banho pois estavas todo transpirado, a tua resposta foi (oh Pai, eu já não transpiro mais) só tive vontades de atirar para o chão a rir e tu (oh Pai estas a rir de mim é?), claro que não Filho, estou só a rir do que tu acabas-te de dizer, mas tudo bem, uma vez que tu não vais transpirar mais, então não tomas banho, mas hoje ficas a dormir no sofá da sala, e amanhã os teus amiguinhos vão dizer que tu cheiras mal, e não te vão querer perto deles para brincares, mas por mim tudo bem, não sou eu que cheiro mal (ok Pai, eu vou tomar banho),o Gabriel até gosta de tomar banho, até porque ele cada vez que sai do banho diz varias vezes(hum que bom banho) mas com aquela coisa da brincadeira nem quer perder tempo, é demais, mas eu com a minha forma de lhe dar a volta consigo muitas vezes atingir os meus objectivos sem ter de decorrer a outras formas menos agradáveis, nós somos um para o outro, acho que não conseguia-mos viver por muito tempo separados, a minha entrega é total para ele e a dele por mim.
Obrigado Filho por esta tarde.
Ps: a tua prenda é maravilhosa adorei.
Hello Daddy...
Hello Son...
:)))))
Com Amor.
Com Carinho.
Do Pai Para Ti Filho
Paulo Bessa

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dedicado a ti meu irmão (Mario).


20/03/2011
23:00 h

Olá Filho.
Obrigado pelo maravilhoso dia que passamos os três, adorei as prendas, adorei a vossa companhia, foi um dia maravilhoso para mim, senti-me ainda mais Pai, chorei ao ler-te o que a Xana escreveu para mim, mas fiquei ainda mais impressionado quando olhei para ti e te vi chorar também, nunca pensei que irias ficar dessa forma mas é bom sinal, é sinal que realmente te identificas com aquilo que estava escrito, mas estou novamente sozinho, sem os meus dois amores, a vida tem sido assim para mim, dá-me tudo e tira-me tudo, mas hoje vou escrever um pouco de mais alguém que foi muito para mim e que faleceu neste dia do Pai.
Um dia tive um irmão, digo um irmão porque foi criado comigo desde pequenino, neste momento teria 28 anos, seria um aliado, e um bom amigo para o Gabriel, um miúdo que sempre me adorou, que me via como um irmão mais velho para ele, mas uma doença tiro-lhe tudo o que ele tinha de bom, primeiro a visão, depois a audição e por fim a vida, forma ingrata esta de se partir para outro mundo no dia do Pai, acompanhei passo por passo, dia após dia corria depois do trabalho para o (ipo), falava com ele, sei que me ouvia, mas nada dizia, chegava a casa todos os dias de rastos, sentava-me á mesa para jantar e não conseguia, chorava, e chorava, isto no ano em que o Gabriel nasceu, o que me fazia pensar cada vez mais, pois eu via a luta diária que os pais travavam e isso fazia-me pensar mais, e mais, porque também sabia que de ali a algum tempo também eu iria ser pai, ao final de um mês, no dia 19/03/2005, faleceu, já lá vão 6 anos que deus escolheu o dia do Pai para o levar com Ele, mas ele também levou um pouco de mim, todos esses dias que corri depois do trabalho, sempre tive alguma esperança que um dia falasses comigo, mas nunca o fez, mas eu todos anos, vou falar com ele, contar-lhe como a minha vida está, contar-lhe como está o sobrinho dele, ali fico eu sentado á frente dele, e converso, converso, como sempre o fiz, tentado que algum dia me responda, porque eu sei que ele me ouve, sei que um dia nos vamos encontrar e ele me vai dizer tudo aquilo que eu não ouvi, vamos ficar sentados os dois a conversar durante horas, vamos sorrir um para o outro, vamo-nos abraçar e chorar pelo tempo perdido, e rir com as recordações.
Hoje este poste é dedicado a ti meu irmão (Mario).
Com Saudades.
Paulo Bessa

sexta-feira, 18 de março de 2011

Parabéns Filho é o Nosso Dia

18/03/2011
17:00 h

Olá Filho.
Obrigado pelo teu sempre maravilhoso acordar, o teu sorriso com o sol logo pela manha torna o meu dia com mais vida, mais alegre, mais real.
Sabes Filho o que tu me pedis-te hoje pela manhã eu não te posso realizar, sabes que eu não te consigo dizer que não, mas isso para muita tristeza minha tenho mesmo de te dizer que não, um dia quando tiveres um pouco de idade e já entendas um pouco melhor as coisas o Pai conta-te o porquê de te ter dito que não a essa tua questão, a esse teu pedido, sei bem que para ti esta vida não tem sido nada fácil, não consigo saber o que se passa nessa tua cabecinha, mas imagino que anda muito confusa com isto tudo, eu tento por tudo que tu consigas ultrapassar todo este turbilhão de emoções da tua da nossa vida.
Mas amanhã é dia do Pai, que para mim também é o teu dia, porque se tu não existisses eu não seria Pai, mas posso dizer-te que sou Pai de um Filho maravilhoso, que eu tanto adoro, que eu tanto preso nesta minha vida, por isso temos de fazer algo de diferente, e vamos fazer.
Obrigado por seres tu o meu Filho.
De quem te Ama.
Com Saudades.
Do Pai Para Ti Filho.
Paulo Bessa

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mas Eu Vou Conseguir... Com o Teu Amor



17/03/2011
16:30 h
Olá Filho.
Como estás hoje, já sinto a tua falta, e a falta dos teus miminhos para comigo, hoje o Pai está um pouco triste, mas isto passa, como correu o teu treino ontem? Espero que tenha corrido tudo bem, como espero também que te tenhas portado bem com a (…).
Hoje realmente não estou nos meus melhores dias, alem de me ter levantado um pouco mais tarde, sinto-me realmente cansado, durmo mal, descanso pouco, a minha cabeça parece que funciona a 200 á hora, é tanta coisa para resolver, tanta coisas para fazer, deito-me a pensar e acordo a pensar, acabo por me esquecer de algumas, mas pelo menos para ti não tenho falhado muito, tento sempre que tu estejas impecável, a tua roupa impecável, e tu sempre cheiroso como o Pai gosta, mas sinto-me só, sem foças, sem vontades de nada fazer, mas tenho de ter um pouco mais de animo, ser mais forte e acreditar que realmente foi melhor assim, para ti e para mim, as coisas não estavam realmente a funcionar, não é fácil, estar-se só e gerir uma casa com um Filho, um Filho em que eu não tenho razoes de queixa, as questões da logística são sempre difíceis, ainda não consegui dedicar-me á cozinha, não tenho tempo, é uma das coisas que não fazem parte da minha forma de ser, mas vou ter de me dedicar mais tarde ou mais cedo e vou conseguir.
Mas eu vou conseguir.
Com Saudades.
Com Amor.
Do Pai Para Ti Filho.
Paulo Bessa

segunda-feira, 14 de março de 2011

Boa Noite Filho, Dorme Bem, Bons Sonhos…



14/03/2011
17:25 h

Olá Filho.
Mais um espectacular fim-de-semana terminou na tua companhia, para muita tristeza minha, mais alegrias, mais brincadeiras, mais e mais futebol, se soubesses o quanto me custa ficar sem a tua companhia, mas um dia iras saber, o quanto me custa deitar-me sem te contar a historia, sem as nossas brincadeiras, sem o teu acordar, sem o teu maravilhoso sorriso logo pela manha, sim sinto muita falta, muita mesmo, mas na próxima 3ª feira vou retomar, e Filho não me vou esquecer de comer o meu bifinho, a minha costelazinha, e hoje iniciei no peitinho de frango, maravilha a nossa brincadeira, o teu acordar é único.
Amo-te Filho.
Com Saudade.
Do Pai Para Ti Filho.
Paulo Bessa.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Com Esse Teu Sorriso...



11/03/2011
17:15 h
Olá Filho.
Como é bom ter-te comigo novamente, como é bom deitar-te, deitar-me a teu lado e saber que te vou contar uma história, como me sabe bem ouvir-te dizer (boa noite Pai, dorme bem, bons sonhos), como são saborosos os teus beijos, saber que vou acordar pela manhã com o sol a entrar pela janela e lá estás tu, com esse teu sorriso, como são espectaculares os nossos acordares, como é maravilhoso o teu sorriso logo pela manhã, as nossas brincadeiras na cama, sem correr nem pressas, sem olhar para o relógio, como tu cresceste Filho, como o tempo passa, como a vida se vai, como foi injusta connosco, eu permaneço triste quando não te tenho, e tu hoje aqui, amanhã ali, vamos tentar superar juntos este nosso percalço da vida, esta pedra no sapato, prometo-te que vamos ter mais dias felizes do que tristes, mas para isso necessito da tua ajuda, da tua dedicação para poder-mos “lutar” juntos contra tudo o que vier de mau.
Por ti tudo Filho.
De Quem Te Ama.
Do Pai Para Ti Filho.
Paulo Bessa

quinta-feira, 10 de março de 2011



10/03/2011

Para Ti Filho.
Filho és o motivo para eu continuar a lutar
Mesmos sozinhos por lugares
Distantes sempre foste meu companheiro
Presente de Deus na minha vida...
Meu Orgulho, carinho e bem querer.

Paulo Bessa

Mais Uma Caminhada...



10/03/2011  13:15

Olá Filho.
Estas frases tambem as dedico a ti Filho.

Quando você julga os outros , não os define, define a si mesmo .
( Wayne W. Dyer. )

Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.
(Sócrates.)

Com Muito Amor.
Com Muito Carainho.
E ainda Com Mais Saudade.
Do Pai Para Ti Filho.
Paulo Bessa

sexta-feira, 4 de março de 2011

Obrigado Kieszek Pelo Teu carinho....
















             

           Obrigado Kieszek pelo teu carinho.
 
       As Duas Camisolas Autografadas Pelos Jogadores Do Futebol Clube Do Porto

Carnaval Com Surpresa...


04/03/2011 17:25
Olá Filho.
Já tenho saudades tuas.
Hoje acordas-te primeiro do que eu, e eu tive um acordar maravilhoso com os teus miminhos na minha cara, quando abri os olhos lá estavas tu a olhar para mim com esse teu sorriso tão maravilhoso, não dá para aguentar, estavas aflito para vestires o teu fato do homem aranha, dizias tu (anda Pai, tenho de vestir o fato de carnaval), e lá fomos nós, nem me deste tempo para me poder vestir, mas também não faz mal, é sempre bom quando se quebra a rotina desta maneira, é saudável e faz-me bem, mas eis que então alguém bate á porta, era o primo Guilherme vestido de batman, perfeito os meus dois heróis, sem duvida alegria total lá por casa, mas pensava eu que já tinha ganho o dia com este acordar com esta manhã, mas não, na passada quarta feira tive de atender o Guardares do futebol clube do Porto de seu nome (Kieszek (13) e já tinha comigo duas camisolas (Gabriel + Guilherme) do Porto para ele assinar, mas eis que ele me diz que levava as camisolas para todos os jogadores assinarem, eu agradeci, hoje á hora do almoço tive a minha surpresa, eis que aparece o Kieszek com as camisolas já assinadas, não estava a contar tão cedo com elas, maravilhosas que ficaram, só tenho de lhe agradecer a essa pessoa simples e humilde que demonstrou ser o Kieszek , hoje em dia há poucas pessoas assim, já mais me irei esquecer deste dia, é só mais um dia em que alguém (Kieszek) deixa duas crianças o meu Filho e o meu Sobrinho mais felizes porque são os seus ídolos.
Obrigado Kieszek pelo teu carinho.
Com Saudades.
Com Amor.
Com Carinho.
Do Pai Para Ti Filho
Paulo Bessa

quarta-feira, 2 de março de 2011

Deixem Os Vossos Comentários